eleições 2020

PT de Luciano Guerra fará 'lives' com Dilma e Haddad

18.386

O PT quer manter o retrospecto de ser um partido sempre presente nas decisões à prefeitura de Santa Maria e, para isso, usará o arsenal que tem à disposição. Os petistas locais terão encontros virtuais com dois expressivos nomes da sigla: Fernando Haddad (presidenciável em 2018) e Dilma Rousseff (ex-presidente da República). Em decorrência da pandemia, os partidos lidam com a impossibilidade de realizar atos presenciais e vão se adaptando à realidade posta. 

Leia mais colunas de Marcelo Martins

O pré-candidato ao Executivo municipal, Luciano Guerra, tem sido um dos mais atuantes e entusiastas das lives em tempos de calendário eleitoral às avessas. Guerra, que é vereador em exercício de mandato, concorrerá pela primeira vez à prefeitura. Ao lado dele, nesta tarefa de levar o PT ao comando do município estará o PSD do vereador Marion Mortari, que será vice na chapa.

À coluna, Guerra acredita que a contribuição de Haddad será inegável para a pauta educacional. O mais longevo ministro do MEC na época da era Lula, Haddad esteve à frente da pasta de 2005 a 2010 e foi responsável pela criação do ProUni - sistema de concessão de bolsas que oportunizou estudo a jovens em troca de isenção fiscal a instituições privadas - e também nasceu das mãos dele o Fundeb, que índice de aferição da qualidade do ensino no país.  

Ainda que seja difícil de reconhecer para alguns, Haddad foi, e precisa ser dito, infinitamente melhor que os antecessores Paulo Renato de Souza, Cristovam Buarque e Tarso Genro.

EDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIA
O 13º filho de um total de 14 irmãos, Luciano Guerra lembra que cursou até a 4ª série. Criado na lida do campo, e sem dinheiro para ir até a cidade estudar, Guerra fala que os cortes na educação, feitos pelo governo federal, acabam por ceifar oportunidades. Em um eventual governo, Guerra diz que quer fazer uma administração que rompa com o distanciamento do poder público com as instituições de Ensino Superior da cidade. Para isso, o pré-candidato explica que a live com Haddad será agregadora e rica.

Quanto à presença da ex-presidente Dilma Rousseff, Guerra acredita que é uma maneira de valorizar as mulheres e elencar os feitos da era do lulopetismo à sociedade. Ao destacar o fato de ser a primeira mulher a comandar a nação, Guerra avalia que a gestão de Dilma - até onde durou (antes de sofrer impeachment) - trouxe ganhos à sociedade. A live de Haddad será amanhã, às 18h. Já a transmissão com a Dilma será na sexta, também no mesmo horário. 

ALIÁS...
Luciano Guerra diz já estar "nos finalmente" o programa de governo da pré-candidatura dele ao lado de Marion Mortari (PSD). O petista afirma que avalia para que, aos poucos, possa ser retomada a agenda presencial e nas ruas. Porém, ele ressalva que isso só deva ocorrer em caso de haver respaldo legal das autoridades de saúde. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Para selar dobradinha Cechin e Harrisson, PP cogita ato unificado Anterior

Para selar dobradinha Cechin e Harrisson, PP cogita ato unificado

Definições partidárias serão conhecidas na reta final do prazo Próximo

Definições partidárias serão conhecidas na reta final do prazo

Marcelo Martins